quinta-feira, 10 de julho de 2014

Você Sabia? - Engrenagens

Engrenagens são elementos mecânicos que, quando ligadas a um eixo, são responsáveis por transmitir momento através dos seus dentes alternados, os quais cobrem a sua superfície.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engrenagem#mediaviewer/Ficheiro:Gears_large.jpg

A invenção deste elemento foi de suma importância para a engenharia, uma vez que possibilitou uma série de utilizações diferentes da mesma, sendo possível com elas não só a transmissão de rotação, mas também a redução, ou o ganho, da potência de giro - observando-se que o que está sendo considerado é a transferência de momento entre engrenagens.

Disponível em: http://guia.folha.uol.com.br/cinema/1164708-classico-de-chaplin-e-exibido-com-trilha-sonora-ao-vivo.shtml

Uma das teorias da origem da engrenagem, segundo L.Norton (2011) aponta que uma de suas primeiras aparições foi em um aparato denominado "Carroça Chinesa Apontando para o Sul". Acredita-se que este era utilizado para navegar pelo deserto de Gobi em tempos pré-bíblicos. Contudo, as primeiras engrenagens que surgiram eram rudimentares, feitas de madeira, ou de outros materiais de fácil manuseio. Só na revolução industrial, como uma demanda desse contexto, surgiram as engrenagens mais trabalhadas cujos dentes são moldados, ou cortados, de maneira específica à sua futura utilização, sendo, também, a maior parte dessas engrenagens compostas por metal.

Assim como existem diversas aplicações para engrenagens, existe a disponibilidade de uma vasta variabilidade de tipos de engrenagens que se pode utilizar em um projeto. Engrenagens de formato cilíndrico, cônico, helicoidal, reto, planetárias são só alguns exemplos dessa variedade. 

Disponível em: http://portuguese.alibaba.com/product-gs/all-kind-of-gears-546877992.html

Portanto, cabe ao engenheiro estudar as solicitações de seu projeto ao escolher o tipo de engrenagem mais adequado ao seu trabalho. Por isso, existem padronizações oficiais do tipo das engrenagens, tendo como base a forma do dente e o seu tamanho. A  American Gear Manufacturers Association, AGMA, é uma das principais entidades que publicam padrões a respeito das engrenagens, tal qual a ABNT e a DIN.

Essa postagem foi uma breve ilustração das engrenagens, o atual projeto da ICM Engenharia. Esperamos, com essa formatação de postagem, elucidar quaisquer dúvidas que os leitores tenham, assim como aproximá-los mais do atual projeto.

Em breve, traremos informações novas a respeito do desenvolvimento do projeto, aguardem!

A ICM agradece sua visita

Nenhum comentário:

Postar um comentário